Trabalhar com Compliance/Integridade se tornou cada vez mais necessário nos dias atuais; e não é só porque evita muita dor de cabeça e despesas, como também proporciona vários benefícios para a sua empresa. Mas, e você? Sabe o que significa Compliance? Bom, o termo americano vem do verbo “to comply”, que quer dizer “agir de acordo com uma regra, uma instrução, lei interna, um comando ou um pedido”. Em outras palavras, estar em Compliance significa estar em conformidade com as leis e normas.

De acordo com a consultora jurídica e compliance officer do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Ana Carolina Massa Gomes, toda organização que pretende se firmar no mercado precisará investir num Programa de Integridade efetivo; ou seja, utilizar procedimentos e ferramentas que buscam cumprir a legislação e, também, criar e executar os regulamentos internos que mostrem o comprometimento da organização com a ética profissional e a conformidade, formando uma verdadeira cultura da integridade.

“O pontapé inicial de todo Programa de Integridade baseia-se na aderência à Lei Antifraude e Anticorrupção e na elaboração de um Código de Conduta que exponha a visão e a missão da organização, traçando as diretrizes e orientações para a tomada de decisão por parte de empregados, colaboradores e parceiros, servindo como um verdadeiro norte para a atuação empresarial”, disse.

Ela explica que o manual de boas práticas, ou seja, o Código de Conduta ou o Código de Ética da organização, mostra ao mercado o comportamento pretendido pela empresa e a sua busca em estabelecer relações comerciais baseadas no profissionalismo, na produtividade, na segurança e na transparência das informações, atenuando os riscos por meio da prevenção e do monitoramento dos procedimentos; e, acima de tudo, promovendo o maior ativo das organizações, que são as pessoas.

A especialista no assunto conta ainda que, além disso, o investimento das organizações em pessoas e processos que buscam um Programa de Integridade de excelência propicia diversos benefícios, como o reconhecimento do mercado e a valorização da empresa. Isso acaba permitindo maiores investimentos e linhas de créditos com descontos, oportunizando uma vantagem competitiva maior do que as dos idênticos seguimentos que não promoveram a integridade em suas organizações.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é o aumento do lucro e da manutenção de relações de longo prazo com os stakeholders (partes interessadas), já que com um Programa de Integridade haverá maior conhecimento dos empregados, colaboradores e parceiros quanto às práticas a serem adotadas ou evitadas. Isso permite uma tomada de decisão mais segura, torna a atividade mais consolidada, levando à manutenção, sustentabilidade e perenidade da organização.

Consequentemente, há redução de custos decorrentes de demandas judiciais e extrajudiciais, com redução de provisionamentos e despesas, absenteísmos (indicador usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho) e alta rotatividade de empregados e colaboradores.

Então… já sabe, né? Quer começar o ano com êxito? Investe em um departamento de Compliance! Não sabe por onde começar? Fale com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), que eles podem ajudar a sua empresa.

Assessoria de Comunicação do IGCP

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