Na última segunda-feira (15.08), o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), com apoio da Rede Governança Brasil (RGB), promoveu a primeira live da série Governança em Pauta, que destacou a construção recorde da Resa do Aeroporto Regional em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

A obra foi viabilizada em apenas 11 dias, após um mutirão histórico de entidades locais, associados e poder público. Com isso, a empresa área Gol deu início as vendas de passagens para os voos diretos do Aeroporto Regional de Santo Ângelo ao de Guarulhos, em São Paulo. Serão três voos semanais (terças, quintas e sábados), de ida e volta, com início no dia 18 de outubro.

Participaram da reunião o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), embaixador da RGB e docente do IGCP, Augusto Nardes; a mentora e docente do IGCP e RGB, Viviane Obadowski, além do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; o presidente Aeroclube de Santo Ângelo, Paulo Barcelos Dalla Porta; o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial), Mauro Tschiedel, e o produtor rural Elson Everling.

O ministro do TCU, que também ajudou no processo, destacou que o município é um exemplo para o país, que precisa estabelecer  decisões de forma mais integrada possível. “Governança é isso. É direcionar, avaliar e monitorar. A liderança precisa direcionar”, disse.

O presidente do aeroclube de Santo Ângelo, Paulo Dalla Porta, comentou sobre a necessidade de melhorias na área de segurança do local para que as empresas aéreas liberassem os pousos na região. “Passou-se 12 anos para que essas obras fossem concluídas”, lembrou.

Segundo Mauro Tschiedel, presidente da Acisa, foi feito um convênio entre a prefeitura municipal, sindicato rural e a Universidade Regional Integrada (URI). “A URI entrou com a parte de acompanhamento técnico, sindicato rural com equipamentos e prefeitura de fechar o convênio”, contou.  Já o produtor rural Elson Everling explicou toda a movimentação e trabalho do sindicato rural de Santo Ângelo. “Sozinhos não somos ninguém”, disparou.

“Quando as dificuldades aparecem para o gestor público, a melhor solução é unir forças com a própria sociedade”, afirmou o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, durante o encontro.

Para assistir o material na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=0TJwIZ8msrc

A série Governança em Pauta do IGCP tem como foco principal debater diversos temas de interesse da sociedade.

Assessoria de imprensa do IGCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *