Na última sexta-feira (08.07), o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) promoveu uma imersão de conhecimento aos seus colaboradores no primeiro “COMPLIANCE DAY”. O treinamento, com o professor Bruno Ferola, abordou o tema  integridade e o programa de compliance do IGCP.

O encontro detalhou: Programa Compliance; Legislação; Código de Conduta e Jurídico do IGCP.

 “Quando falamos de compliance com viés de integridade – tirando as grandes  discursões doutrinárias sobre esse tema -, é fazer as coisas do jeito que acreditamos como devem ser feitas. E não tem a ver com ilegalidade, porque o que é ilegal o programa não muda. Ele tem o poder de trabalhar as leis e tentar dentro das nossas políticas internas fazer com que atingimos o nosso objetivo da melhor forma”, ressaltou Ferola.

O professor também destacou a Lei Anticorrupção Brasileira, políticas e procedimentos que foram desenhados no último ciclo do programa. Para Ferola, o treinamento ajudará o IGCP  “a ser cada vez mais compliance e íntegro nas suas ações, uma atividade que faz parte da governança do instituto”.

Segundo a diretora administrativa de ensino e projetos, Dinaura Tedesco, o curso garante que os colaboradores sigam o regulamento e conduta da instituição. “O treinamento em compliance foi de grande importância, pois dessa forma o IGCP dá um direcionamento aos colaboradores, da forma que eles devem atuar, conforme as estratégias e objetivos aprovados pelo comitê de conduta. E uma das bases desse treinamento foi a comunicação e conduta dos colaboradores que fazem parte do IGCP. No meu ponto de vista, é imprescindível para entender melhor os valores da organização e qual comportamento é esperado deles.

E acrescentou: “Não posso deixar de falar da preocupação da alta gestão do IGCP de oportunizar os colaboradores, sempre que possível, treinamentos como esse e também a formação em diversas áreas para que todos se sintam preparados para atuar com ética, responsabilidade e transparência dentro do IGCP”.  

Já a consultora jurídica e Compliance Officer, Ana Carolina Massa, mostra que o instituto segue práticas éticas no seu dia a dia . “O Compliance Day é um dia dedicado ao reforço das políticas do IGCP, um momento de imersão ao propósito máximo do Instituto, sendo uma das muitas ferramentas de capacitação e treinamento da equipe, mostrando o engajamento da alta liderança e, principalmente, permitindo que a cultura da integridade seja uma experiência que possa transformar a  todos, assegurando que as práticas diárias estejam em conformidade com a legislação e em consonância com as normas internas, permitindo maior segurança jurídica e fortalecimento da imagem do Instituto”. 

O coordenador administrativo João Vitor Barbosa disse que  o “Compliance Day” enriquece o conhecimento dos funcionários do IGCP. “Sem dúvida, o treinamento foi muito rico em todos os quesitos. É muito legal perceber que a instituição está focada em disseminar o significado do compliance, além de criar uma cultura onde todos os colaboradores sabem como devem ou não agir”, disse.

A gerente geral de operações, Cintia Caroline da Silva, também comentou sobre a importância do treinamento. “Acredito que o curso foi um momento de imersão no assunto, de colocar as pessoas na mesma página, trazer conhecimento para aqueles que ainda não tinham e uma consciência das pessoas a respeito do tema. Particularmente, eu já gostava e fiquei apaixonada pelo assunto. Acredito que toda a equipe do IGCP sai fortalecida depois desse treinamento do Compliance Day, porque nos mostra que estamos no caminho e tudo que tem sido construído tanto na Rede, como no IGCP, que tem levado para essa conformidade, por estar tudo em ordem, buscando atingir aquilo que realmente é esperado de nós”, finalizou.

Assessoria de imprensa do IGCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.