
Uma das grandes missões do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) é capacitar pessoas na área da Governança, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Compliance, Gestão de Riscos e Programas de Integridade, por meio de cursos, treinamentos, lives, workshops, programas personalizados e palestras.
Porém, hoje, nós vamos falar mais sobre os cursos que o IGCP promove e está engajado de forma inovadora. A maior parte deles são in company; ou seja, são realizados nas próprias empresas. Segundo a gerente de projetos do IGCP, Celina Franco, clientes como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional e IEL Bahia), o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os 27 Conselhos Regionais de Enfermagem, já fizeram um ou mais cursos.
“Quando você cria ali algo específico para aquele público, ele tem uma compreensão maior do tema. Ele consegue absorver melhor e trazer para o dia-a-dia melhor a temática da Governança, do Compliance, do LGPD, do ESG. Então, nosso foco é esse: personalizar o conteúdo para que o cliente tenha melhores resultados”, conta.
A diretora administrativa de ensino e projetos do IGCP, Dinaura Tedesco Batista, explica que estes cursos são de curta duração e se enquadram em cursos livres de capacitação e aperfeiçoamento profissional; porém, em breve, haverá a possibilidade de se fazer um curso superior por meio do instituto.
“Hoje nós formamos pessoas com cursos que variam de 20 a 160 horas de duração. São chamados de cursos livres, que é a capacitação e aperfeiçoamento dentro da área de Governança. Mas, a ideia é que o IGCP se torne uma instituição de ensino completa. Em breve, teremos nosso credenciamento para o ensino superior”, revela.
Além da formação in company, o IGCP também tem outros dois cursos disponíveis. Um é o Programa de Governança Municipal (PGM) – que está sendo ofertado no site do instituto e é EAD. Seu objetivo é capacitar servidores e empregados públicos para compreenderem e aplicarem os princípios e políticas de Governança e Compliance nas prefeituras brasileiras.
O outro é um MBA em Governança Pública, feito por meio de uma parceria com a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), com duração mínima de um ano. O objetivo dele é formar profissionais para atuarem de forma diferenciada no setor público, bem como habilitar profissionais do setor privado também. Ele aborda desde assuntos fundamentais até as mais modernas tendências da área. Sem contar o corpo docente, que é formado por mestres, doutores, ministros, procuradores, auditores e diversos especialistas renomados.
Bom, e por fim, o IGCP também tem um curso direcionado para membros voluntários da Rede Governança Brasil, atuantes em Comitês e Grupos de Trabalho. Trata-se da Formação para Mentores, que reúne, de forma rápida e clara, aportes teóricos e práticos do mentoring para nortear a jornada evolutiva do profissional.
Para obter mais informações, acesse o site www.igcp.org.br ou ligue para o (61) 4101- 0509.
Assessoria de Comunicação do IGCP