O Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) lançará, em junho, o Programa de Educação à Distância em Governança Municipal, que tem o objetivo de conduzir o cursista ao conhecimento dos principais conceitos e benefícios da governança para iniciar a implementação do processo em seu ambiente de trabalho. O Programa conta com carga horária total de 46h e ficará disponível por cerca de um ano.

O curso foi preparado para capacitar os servidores e empregados públicos para a compreensão e aplicação efetiva dos princípios e políticas de governança e compliance, por meio da implementação do Programa EAD em Governança municipal nas prefeituras. Um dos case de sucesso é da Prefeitura de Maragogi (AL). A complexidade da cidade turística levou o prefeito a investir em mecanismos de liderança, estratégia e controle, por meio da governança.

“Um aspecto importante é que apesar de ser um curso de Governança municipal  os conceitos aprendidos podem ser implementados também no estado e na união”, informou a coordenadora pedagógica do IGCP Derlinéa Miranda.

Além disso, o programa foi desenvolvido tendo como base a cartilha de Governança Pública Municipal: Transformando sua Administração/IGCP; Referências internacionais em boas práticas de governança com base na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); Cartilhas, manuais, normas, estudos usados pelas maiores Órgãos de controle da administração pública brasileira como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A coordenadora pedagógica disse ainda que o curso conta com uma equipe docente que são referência na área de governança. A aula magna é apresentada pelo Ministro Augusto Nardes. Terá ainda como professores Daniel Catelli, Paulo Alves, Claudio Sarian, Vládia Pompeu, Douglas Avedkian e Weskley Rodrigues.

“O PGM foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, referência nesta área de atuação e está disponível no site oficial do IGCP. O material didático inclui vídeo aulas e materiais com os conhecimentos específicos dos cursos e módulo, além de Fóruns de discussão temática e workshop temático”, informou Miranda.

Curso e corpo docente

ConformeDaniel Catelli, um dos professores do curso,  o programa nasceu para fazer a diferença nos municípios do Brasil, já que está modelado com o objetivo levar conhecimento sólido de forma clara e objetiva aos prefeitos e servidores municipais. “Nós trabalharemos desde questões mais fundamentais, como o que é governança, a importância da Governança Pública para o Município, a Governança no ciclo de Políticas Públicas, mas sempre com um enfoque prático. Para tanto, o curso tratará dos benefícios que que o município terá ao implantar a governança, falaremos em como implantar a governança para o município, inclusive trazendo a definição de um modelo de Governança do município e de uma estrutura Organizacional Necessária”, ressaltou o Catelli.

E disse ainda: “Também abordaremos questões como a sensibilização dos Servidores Públicos e a Alta Administração, os passos para a boa Governança Municipal e os instrumentos e ferramentas para a governança, dentre outros pontos”.

“No curso trabalharemos os elementos basilares e essenciais à implementação da Governança Pública no contexto da Administração Púbica Municipal. Para tanto, abordaremos desde os conceitos mais importantes da Governança, passando pelas estruturas indispensáveis à sua consecução, até a apresentação dos mecanismos de liderança, estratégia e controle, tripé que gera condições à Alta Administração no seu papel de avaliar, direcionar e monitorar a Gestão”, complementou o docente Paulo Alves.

Catelli ressaltou que as perspectivas são as melhores possíveis para o curso que será lançado no mês de junho. “Com a formação prática e teórica oferecida pelo PGM, será possível ao município implantar de forma consistente a governança pública, gerando mais valor público, com a entrega de melhores serviços públicos aos cidadãos”, reforçou.

Já Paulo ressaltou que as plataformas digitais vão auxiliar muito na divulgação no Brasil. “As perspectivas são as melhores visto que, utilizando-se das plataformas digitais, o PGM poderá alcançar os mais diversos municípios brasileiros, de todos os estados, permitindo que o conteúdo, zelosamente preparado por seus professores e coordenadores, alcance toda e qualquer gestão que queira entregar resultados para os munícipes”.

Para Alves, o ensino EaD pode ajudar em um melhor resultado absorção de conhecimento. “Acredito que o Ensino à Distância, o famigerado EaD, tem se apresentado como uma excepcional ferramenta de disseminação de conhecimento, visto que, além de entregar conteúdo de alta qualidade, permite ao aluno se organizar e aproveitar o melhor momento, dentro da mais complexa agenda profissional, para acessar o conhecimento”, comentou.

Conforme o embaixador da Rede Governança Brasil e ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o curso EaD de Governança Municipal ajuda no aprofundar o conhecimento. “Fazendo essa orientação, a equipe estabelece um caminho de médio e longo prazo para deixar o legado, porque todo esforço pode ser perder, se não tiver uma sequência e continuidade”, analisou o embaixador da RGB.

E acrescentou sobre uma das vantagens da implantação da governança: “Melhora a imagem perante a comunidade, para isso é preciso ter ciclos de políticas públicas no município. É necessário que tudo isso seja implantado nesses dois, três meses que os participantes vão se dedicar para implantar a governança para entregar resultados. Eu considero a governança fundamental para se estabelecer regras e perspectivas do futuro”, finalizou.

Módulos do PGM

Para auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades necessárias de um bom gestor, o conteúdo do curso foi distribuído em 5 etapas:

Etapa1 – Compreender – Onde são apresentados conceitos introdutórios importantes nesta caminhada.

Etapa 2- Retenção. Aqui você verá Fundamentos e normas de Governança que são fundamentais para a sua atuação pública, totalmente de acordo com as diretrizes e políticas de governança.

Etapa 3- Praticar – Nesta etapa você verá métodos para a implantação da governança municipal. Poderá praticar tudo o que viu e assimilou nas etapas anteriores.

Etapa 4 – Disseminar – Neste momento você estará preparado para interagir, relacionar teoria e prática e socializar o que você aprendeu através da participação em um fórum geral temático criado com o propósito de disseminar tudo o que você aprendeu.

Etapa 5 – Etapa Criar- Nesta etapa final, você poderá participar de um Workshop sobre Governança municipal. É o momento que você poderá interagir com quem já passou por todas estas etapas e pôde implementar em seu ambiente de trabalho a governança pública. Você terá oportunidade de conhecer o case de sucesso da prefeitura de Maragogi e ter muitos insights para criar o seu case de sucesso.

Certificado e selo

Além do certificado, participante receberá um selo do IGCP, registrado em blockchain, dando maior segurança e imutabilidade nos dados registrados, onde poderá consultar e compartilhá-lo de forma transparente em suas redes sociais corno Linkedln, lnstagram e outros, destacando o conhecimento adquirido e se destacando dos demais.

Assessoria de imprensa do IGCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.