O Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) vêm trabalhando para implementação do Programa de Certificações em Governança e Gestão Pública; por isso, acaba de firmar uma parceria com a BRA Certificadora LTDA, um organismo de certificação pioneiro no Brasil em certificações de conselheiros. O intuito é ter um serviço especializado de consultoria para desenvolvimento, implementação, condução e apoio ao lançamento do Programa.

Para agregar ainda mais valor, visibilidade e credibilidade ao programa, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – entidade referência em normatização no Brasil – também foi convidada para se unir ao IGCP e a BRA, para revisar e validar os processos e emitir a certificação.

De acordo com a diretora administrativa de ensino e projetos do IGCP, Dinaura Tedesco Batista, parcerias como a da BRA e ABNT – que são de cooperação mútua – oportuniza a otimização dos processos, afinal, todas irão desenvolver um trabalho em prol de um objetivo comum, conseguirão reforçar a imagem da marca, ter uma maximização dos resultados, poderão alcançar um público mais amplo e agregar valor ao que oferece a ele.

“Para nós, do IGCP, é uma honra e satisfação ter a BRA e a ABNT como parceiros. Essa colaboração é baseada na confiança mútua e na certeza de que, juntos, caminharemos na mesma direção e dividiremos os mesmos ideais. É isso que nos traz sucesso em tudo que fazemos”, disse.

Segundo o diretor executivo da BRA Certificadora, Tiago Martins da Fonseca, a parceria está, inicialmente, focada na construção de um programa de certificações para entidades públicas.

“Iremos modelar um processo para que toda esta expertise em formação e qualificação torne-se um “organismo vivo”, uma solução de continuidade. Desta forma, buscamos garantir que todo o modelo de certificação seja capaz de abrir as portas aos profissionais que desejam alcançá-la de forma efetiva; e mais ainda: estabelecendo requisitos, parâmetros, ritos e rotinas capazes de acompanhar a performance antes, durante e depois da certificação inicial, como forma de garantir a multiplicação de valor através do trabalho destes profissionais certificados no mercado e criando um ecossistema virtuoso de transformação do nosso bem público por meio da Governança Corporativa”, relatou.

Como será essa certificação?

O Programa de Certificações IGCP buscará um bom equilíbrio da vida profissional pregressa do candidato – em termos de qualificações e experiências acumuladas em linha – com os desafios da função de conselheiro para entidades públicas. A lapidação teórica oferecida pelo IGCP – em sua formação de alto nível em Governança Corporativa – deverá passar por evidências adicionais de verificação e comprovação de absorção de conhecimento mínimo, e até mesmo poderá ser proposto a checagem do perfil de cada candidato em termos de competências pessoais e seus graus de prontidão para a função.

Em uma segunda etapa – da reafirmação continuada da certificação – o profissional já certificado precisará demonstrar, ao longo do tempo, que permanece se qualificando, atuando e, especialmente, sendo capaz de entregar resultados representativos para as entidades públicas nas quais têm atuado como conselheiro. Esse modelo poderá ainda ser evoluído para nivelamentos da própria certificação, e que privilegiarão aqueles que alcancem maior destaque em suas trajetórias e resultados.

Ou seja, trata-se de uma solução de continuidade, e tudo isso com rastreabilidade, transparência, clareza, acessibilidade e objetividade preservadas por meio de um processo permanentemente atualizável, documentado e controlado por uma entidade que possui um sistema de gestão acreditado com base em normas de gestão que definem os requisitos a serem cumpridos por um organismo de certificação.

Para saber mais sobre as novas parcerias que o IGCP tem, acesse aqui.

Assessoria de Comunicação do IGCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *