
Na noite da última segunda-feira (17.10), o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) celebrou o Dia do Professor com um jantar que reuniu docentes do curso de MBA em Governança Pública, parceria do instituto com a Escola Brasileira de Direito (EBRADI/Grupo Ânima). O encontro contou com a participação da equipe do IGCP e membros da Rede Governança Brasil (RGB), em Brasília.
Além da celebração, os diretores do instituto apresentaram aos convidados as ações em andamento, bem como as parcerias, treinamentos, capacitação, dando destaque em especial prêmio Marco Maciel da Abrig. A diretora de governança do IGCP, Cristiane Nardes, ressaltou o propósito da instituição que é disseminar a política de governança. “É para isso que estamos aqui. Fazer a nossa parte e levar um pouco mais de governança para esse Brasil, assim entendemos que vamos realizar algo na administração pública e deixar nosso legado”, afirmou.
Durante a exposição, a diretora administrativa de ensino e projetos, Dinaura Tedesco, revelou aos convidados sobre o programa de certificações em governança e gestão pública que disponibilizará quatro níveis de formação. “Ele vai atender tanto na área pública como privada”, comentou. O Portal do Conhecimento também foi anunciado por Tedesco, que acrescentou: “Vamos agregar os artigos científicos desenvolvidos pelos alunos e docentes, relatórios, estudos de casos, livros e publicações, todo esse material servirá de repositório para pesquisa com o foco em governança pública”.








O diretor financeiro do IGCP, Henrique Farinon, também destacou algumas parcerias e contratos fechados pela entidade, destacando que o grupo Anima, responsável pela parceria do MBA, é uma das maiores organizações educacionais privadas do país e possuindo cerca de 390 mil estudantes.
Curso de MBA em Governança Pública
O curso de MBA em Governança Pública é voltado para profissionais com formação em todas as áreas do conhecimento, notadamente os que ocupam ou pretendem assumir posições de liderança no setor público e privado. Ele oferece conteúdo completo sobre governança pública.
O supervisor do curso, Daniel Catelli, celebrou a parceria do IGCP com a EBRADI. “Entendemos que este MBA é transformador! Ele vai coroar todo esse trabalho da Rede de Governança Brasil e Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance. Vamos conseguir levar o conhecimento e capacitar todos os gestores no Brasil com esse tema que é a governança pública, na qual trabalhamos”, enfatizou Catelli.
“É fundamental que tenhamos capacidade de nos adaptarmos ao mundo novo. A governança não é um tema muito novo, mas nem tão velho assim. É uma questão de transformação em que o próprio planeta está tendo de buscar regras de ética, compliance, integridade e avaliação de risco de médio e longo prazo para fortalecimento das instituições”, analisou o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e patrono do curso, Augusto Nardes.
Para o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) e um dos docentes do curso, Wagner Rosário, lembrou que Nardes conseguiu disseminar a tese da governança para as pessoas certas para que publicasse nº 9203/2017. “A partir desse decreto vimos uma grande mudança na administração pública”, finalizou.
Corpo docente do curso
O curso conta com renomados nomes, entre eles: Ministro Augusto Nardes; Prof. Daniel Catelli; Fernando Moura Alves; Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini; Rodrigo Fontenele; Cristiane Nardes Farinon; Wagner Rosário; Luana B. Lourenço; Renato Fenili; Bruno César Grossi de Souza; Romeu Mendes; Walter Cunha; Marcelo Barros Gomes; Cristiano Checker; Nelson Teich; Fernando Filgueiras; Ministro Jorge Oliveira; Bruno Galvão Ferola; Roberta Codignoto; Luis Afonso Gomes Vieira; Paulo Alves; Weskley Rodrigues; Antonio Leonel; Dacy Ribeiro; Sebastião Helvécio; Lucas Paglia; Geraldo Julião Jr e Ricardo Horta. Grande parte desses profissionais também são membros da Rede Governança Brasil (RGB).
Assessoria de imprensa do IGCP