
A guerra da Rússia x Ucrânia e o impacto Global foi o tema do segundo episódio da série Governança em Pauta do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), com apoio da Rede Governança Brasil (RGB), que aconteceu na noite de terça-feira (16.08).
O encontro contou com a participação do membro fundador da Rede, Prof. Luiz Antonio P. Valle, presidente do Conselho de Administração da RGB, e o docente do IGCP e também membro voluntário, Daniel Catelli.
Catelli abriu o bate-papo destacando o currículo do convidado e perguntando sobre a origem do conflito na região. O Prof. Luiz Antonio, que tem um canal no YouTube que trata da geopolítica mundial, explicou que é muito difícil imaginar que um conflito dessa dimensão surja nos tempos atuais.

Em outro determinado momento da live, Valle ressaltou quais os objetivos da Rússia. “Inicialmente estancar uma expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte [Otan] para o Leste. Quando o pacto de Varsóvia foi desfeito, haviam acordos sim, há documentos sobre isso, que foi prometido que a Otan não se expandiria sobre o Leste Europeu e também retirar o poder militar da Ucrânia”, contou.
Ele explicou também sobre um novo cenário mundial que vem sendo redesenhado com a transição de um mundo unipolar para o multipolar, e como Brasil poderia se posicionar perante esse contexto.
“É uma excelente oportunidade para país… é aquele famoso ideograma Crise = oportunidade. À medida que o Brasil é detentor de ativos relevantes, principalmente na área das commodities, detém uma grande quantidade de água potável nos seus aquíferos. Água límpida e potável se tornará ouro no futuro, porque as fontes de água potável, principalmente no Oriente Médio,estão se deteriorando. O Brasil tem alimentos e riquezas minerais. Ele tem todas as oportunidades se fazer uma política estratégica…”, finalizou
Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=-GUhLgd4Kt0&t=80s
A série Governança em Pauta do IGCP tem como foco principal debater diversos temas de interesse da sociedade.
Assessoria de imprensa do IGCP