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DOCENTES

Bruno Ferola

Bruno Ferola

Formado em Direito pela PUC/SP, pós-graduado em Compliance e mestrando em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP, vice- presidente da ANACO - Associação Nacional de Compliance, membro da Rede Governança Brasil - RGB e voluntário do projeto Constituição nas Escolas. Possui expertise nas áreas de Compliance anticorrupção e criminal, M&A, Proteção de Dados, contratos e legislação civil e em projetos que envolvem CGU, MPF, CADE, DOJ e SEC, investigações de fraudes corporativas, apropriação indébita de ativos, due diligence anticorrupção, implementação de programas de conformidade antifraude e anticorrupção.

Cristiane Nardes

Cristiane Nardes

Jornalista com MBA pela FGV em Gestão Empresarial com ênfase em Planejamento Estratégico, MBA em Leadership pela EADA da Espanha e Especialização em Governança Corporativa. Gerente de Projetos da Fix Gestão e Governança, Analista Comportamental e Executive Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC). Foi Secretária de Governança e Compliance da Casa Civil do Governo do Distrito Federal - GDF, e atualmente é coordenadora do Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras e do Comitê de Capacitação da Rede Governança Brasil - RGB. Possui larga experiência em liderança e trabalha com projetos ligados à governança e integridade. Além disso, atualmente é a consultora Sênior responsável pelos projetos em Governança e Gestão do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público - IGCP.

Dacy Ribeiro

Dacy Ribeiro

A professora Dacy Bastos Ribeiro atua como instrutora da ENAP e do IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público), sendo especialista em gestão de riscos, controles internos, integridade e governança, com experiência em planejamento estratégico. Também atuou como instrutora na ENA - Escola de Governo de Santa Catarina. Graduada em História pela UnB, tem MBA Executivo em Negócios Financeiros pela PUC- RJ e Pós-graduação em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas pela ESAB. Há mais de 22 anos no tema gestão de riscos e controles internos, participou da equipe técnica formada pela Casa Civil, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda e CGU, que elaborou o Guia da Política de Governança Pública, lançado em 12/12/2018, tendo como principal objetivo dar segurança e estabilidade à interpretação do Decreto nº 9.203, de 2017. Também participou da construção da Metodologia de Gestão de Riscos utilizada pelo extinto Ministério do Planejamento, que foi utilizada como orientadora para a maioria das metodologias de gestão de riscos utilizadas no setor público. Com base nesse conhecimento, e como integrante da equipe da AECI- MP, foi uma das participantes da construção do sistema Ágatha – sistema de gestão de riscos, que tem atendido a várias organizações públicas. Também compôs a equipe técnica do Projeto SOX, no Banco do Brasil, que visava adequar o banco aos mais elevados padrões de controles internos e gestão de riscos exigidos pela Lei Sarbanes-Oxley (SOX), sancionada em 2002 pelo Congresso dos Estados Unidos. Ministrou mais de 30 treinamentos, nos últimos 2 anos, em Gestão de Riscos, Controles Internos, Governança e Integridade para servidores de diversos órgãos do setor público, tais como: Casa Civil, FNDE, Ministério da Defesa, Hemobrás, STM (Sup. Trib. Militar) Agência Espacial Brasileira - AEB, MDR, Petrobrás, Telebrás, Eletrobrás, Ibama, Embrapa, MCTI, Inep, Finep, FAB, STF, MPF-SE, PRF, Polícia Federal, Inmetro, Fiocruz, CBTU, INPI, SEF/MG, SEF-RJ, Cagece, Polícia Civil – DF, SLU-DF, Pref. Rio Grande (RS), etc. Integrou a equipe responsável pela criação da Rede GIRC – Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos. Atualmente a rede GIRC é referência no setor público, coordenada pelo ME e pela CGU, está em seu 5° ano, tendo realizado mais de 40 encontros com o objetivo de disseminar as melhores práticas relacionadas ao tema.

Daniel Catelli

Daniel Catelli

Daniel Catelli é Procurador Federal, mestre em Administração Pública e especialista em Direito Administrativo. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Meio Ambiente, já tendo ocupado as funções de Subchefe Adjunto de Gestão Pública e de Assessor Especial na Casa Civil da Presidência da República; de Diretor de Administração na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública; de Procurador-Chefe de Escola Nacional de Administração Pública; de Consultor Jurídico Adjunto no Ministério da Saúde; de Coordenador de Atos Normativos na Procuradoria Federal Junto à Anac; de Coordenador-Geral de Elaboração, Consolidação e Sistematização de Normas na Secretaria de Gestão no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; de Responsável pelo Núcleo de Orientação e Estudos Judiciais no Departamento de Contencioso e de Responsável pelo Núcleo de Matéria Administrativa no Departamento de Consultoria, ambas unidades da Procuradoria-Geral Federal, dentre outros. Possui formação complementar na Fundação Getúlio Vargas, Harvard Kennedy School e Università degli Studi di Roma "Tor Vergata”. É professor e palestrante nas áreas de Gestão Pública, Governança e Direito Administrativo, tendo ministrado cursos e treinamentos no Idp, Enap, ESMPU, EAGU, dentre outros. É registrado no CRA/DF e na OAB/RS.

José Luis Vidal

José Luis Vidal

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá; MBA pela ESPM; Especialização em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto – Portugal; Especialização em Liderança na Inovação – MIT (Prêmio “Fire Hydrant Award”) e especialização em Gerenciamento de Risco e Tomada de Decisão – Universidade de Chicago. Certificado como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativo na categoria Experiente (CCA+); Membro do Conselho de Administração da: Santos Brasil S.A., Bemisa S.A. e WV Logistics; Consultor Sênior da Norsk Hydro Brasil Ltda e diretor do Divisão de Logística e Transporte do Departamento de Infraestrutura – FIESP, além de coordenador do Comitê de infraestrutura da Rede de Governança Brasil (RGB).

Luana Lourenço

Luana Lourenço

Fundadora da Ocean Governança Integrada, conselheira de administração pelo IBGC, Membro do Conselho Consultivo do Pro Criança Cardíaca, Mestranda em Administração de Empresas pelo IAG PUC-Rio, Mediadora de conflitos, Direito Sistêmico e Constelação, Mentora, Investidora-anjo, Certificação Internacional em Transformação Digital pelo Massachussets Institute Technology - MIT. Coordenadora do Comitê de Governança na Prática da Rede Governança Brasil - RGB, Coordenadora Acadêmica do Código de Melhores Práticas em Governança Pública da RGB. Professora e Mentora no Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras da RGB. Coordenou a obra Compliance para Pequenas e Médias Empresas: aportes teóricos e práticos para gestores, docentes e discentes publicada em 2021 pela Editora Fórum. Coordenou o Grupo de Trabalho Governança e o Grupo de Trabalho Compliance para Pequenas e Médias Empresas no ICRio. Organizadora e Coautora do Guia de Mentorias publicado pela Rede Governança Brasil - RGB. É autora de diversos artigos científicos e de opinião. Sua abordagem é humanística, sistêmica e integral. Professora em cursos de Pós-graduação e MBA. Fundou a cadeira acadêmica de Governança Humanizada na UCSAL. Palestrante, conferencista e consultora empresarial. Sua atuação profissional é voltada à aplicabilidade das melhores práticas em Governança, ESG, Cultura e Pessoas nas organizações. Seu foco reside no fator humano da governança. Há anos trabalha em prol do aprimoramento da governança na Administração Pública e no Terceiro Setor.

Lucas Paglia

Lucas Paglia

Sócio Fundador da P&B e advogado especialista em Gerenciamento, Mitigação e Mapeamento de Risco, com vasta experiência consolidada em Contratos no ambiente corporativo, além de participação em projetos de destaque em empresas multinacionais. Pós-graduado em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, certificado pelo INSPER em Proteção de Dados & Privacidade, certificado como Especialista e também como PMO (Líder de Projeto) para Governança em Privacidade pelo Data Privacy Brasil e formado pelo Colégio Brasileiro de Executivo de Saúde (CBEX) de especialização em Healthcare Compliance. Presidente do Comitê de LGPD da Rede Governança Brasil - RGB, Membro do Comitê de Privacidade da Federação Paulista de Futebol - FPF, Membro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - SEBRAE, Presidente da Comissão de Estudos de Privacidade e LGPD da Federação Brasileira dos Hospitais - FBH, Conselheiro Fiscal da Associação Latino-Americana de Governança - ALAGOV, DPO de várias empresas, inclusive multinacionais.

Márcio Medeiros

Márcio Medeiros

Diretor de Administração e Finanças da Valec. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB) e Master en Direccion y Gestion de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidade de Alcalá e Organización Iberoamaericana de Seguridad Social. Foi Diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de janeiro de 2019 a abril deste ano. Lá, promoveu a redução de R$ 121 milhões de gastos nos primeiros 100 dias de gestão com foco na melhoria dos processos de aquisições da autarquia, levando o DNIT a se colocar em um patamar de referência nacional. Foi também Diretor de Administração e Finanças da Funpresp-Jud de 2014-2018 (fundo de pensão dos servidores do judiciário da União); Assessor-Chefe da assessoria de Modernização e Gestão Estratégia do MPF de 2010-2014 e Diretor Executivo do Plano de Saúde Plan-Assiste de 2006 a 2011.

Nilton Moreira

Nilton Moreira

Mestre em Administração pela FEI, mestre em Sistemas de Informação e administrador de empresas pela Faculdade IBERO Americana. É Lead Implementer da Gestão da Privacidade da Informação (Baseado na ABNT NBR ISO/IEC 27701) certificado pela ABNT. Instrutor da ABNT e especialista na implementação das normas ISO 31000 (Gestão de Riscos) e 27005 (Gestão de Riscos em Segurança da Informação), 27001 (Gestão de Segurança da Informação), ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e ISO 27701 (Sistema de Gestão de Privacidade), além de atuar como: Professor concursado da Fatec em Administração de Empresas, Gestão de Riscos e Auditoria de Sistemas e professor em diversos cursos de Pós Graduação/MBA. Também é membro da comissão reguladora das normas ISO 27001, 31000 e 37301.

Paulo Alves

Paulo Alves

Paulo Alves é servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça - STJ, titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Gestão Pública, Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União - EAGU, da Escola Superior do Ministério Público - ESUMP e do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance Público - IGCP. Professor de pós-graduação da Faculdade Amadeus, da Faculdade CERS e da Faculdade Baiana de Direito. Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil - RGB. Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança - ALAGOV. Experiência de uma década realizando auditorias por todo o Brasil.

Roberta Castro

Roberta Castro

Cursa o Master of Laws ⎯ LLM ⎯ Infraestrutura e Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cursa o Programa de Capacitação Executiva em Governança, Risco e Compliance pela KPMG. Atualmente ocupa o cargo de Chefe de Governança e Controle Interno na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), vinculada à Secretaria de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal (desde 2019). É advogada empregada pública concursada da Empresa Pública Federal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., vinculada ao Ministério da Infraestrutura (desde 2013). Especialidade em Direito Societário pela Societário Academy. Certificada em Governance Officer pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Certificada em Governança pelo IBGC e pela Fundação Dom Cabral. Certificada em Compliance Anticorrupção pela LEC/FGV (CPC-A). Membro da Rede Governança Brasil - RGB. Membro da Comissão Jurídica do IBGC. Certificada em Controles Internos e Gestão de Riscos pela QSP. Certificada pela APMG's Public-Private Partnerships Certification Program em Parcerias Público Privadas (CP3P-F). Certificada pelo INSPER em Investimentos em Parcerias Público-Privadas.

Rodrigo Fontenelle

Rodrigo Fontenelle

Rodrigo Fontenelle é Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG, presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e presidente do Conselho Fiscal do BDMG. Foi Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais – ARCCO (04/2019 – 03/2021) e chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento, entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos naquele Ministério. Mestre em Contabilidade (UnB), pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU) e bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros “Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público'' (Ed. Fórum, 2ª edição) e “Auditoria Privada e Governamental” (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional – CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e Certification in Risk Management Assurance - CRMA, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA)

Vládia Pompeu

Vládia Pompeu

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (2015). Mestre em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrolo pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha - 2015). Pós graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília - UNB (2010) e pós graduada em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2005). Estudou Fundamentos do Direito Americano na Thomas Jefferson School of Law 2011 (EUA - 2011). Estudou Noções do Direito Europeu na Università di Roma Tor Vergata (Itália - 2012). Mentora na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), mentora voluntária na associação Womem in Law Mentoring (WLM) e professora de cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Voluntária no Grupo Mulheres do Brasil. Associada do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASAN). Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Ex- Procuradora do Estado do Pará. Ex-Corregedora da Agência Nacional de Aviação Civil. Ex-Corregedora-Geral da Advocacia da União. Ex-Advogada-Geral da União Adjunta. Atualmente, é assessora Especial do Advogado-Geral da União (AGU).

Wagner Rosário

Wagner Rosário

Wagner de Campos Rosário é Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, também já atuou como Oficial do Exército. É Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009. Tornou-se o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da Pasta. No órgão de controle interno do Governo Federal, trabalhou também na área de Operações Especiais, responsável por investigações conjuntas de combate à corrupção, em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado. Escreveu trabalhos, como a tese “O papel do controle interno na luta contra a corrupção, com ênfase na investigação conjunta desenvolvida no Brasil e na Espanha”, publicada em 2016.

Weskley Rodrigues

Weskley Rodrigues

Especialista em Administração Pública e Contabilidade Pública. Graduado em Administração com foco em Comércio Exterior. Servidor público federal desde 2010. Possui certificação internacional em Gestão de Processos de Negócios CBPP® pela ABPMP® International. Professor e palestrante na área de Gestão Pública. Possui experiência em ensino presencial e a distância em Administração Geral e Pública, bem como experiência em Governança Pública, Gerenciamento de Projetos e em Planejamento Estratégico. Professor na área de Gestão Pública pelo IBGP – Instituto Brasileiro de Governança Pública. Atuou como orientador pedagógico nos cursos de Gestão de Projetos e Indicadores de Desempenho da ESMPU – Escola Superior do Ministério Público da União. Ocupou o cargo de Secretário de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público de 2015 a 2019. Atualmente, é assessor em gestão estratégica na Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
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