O Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), promoveu o lançamento do curso “Governança, Compliance, Gestão de Riscos com ênfase na Infraestrutura e no Transporte”, na última terça-feira (02.07), em Brasília.

Durante o encontro foram apresentadas as linhas gerais do programa, objetivos específicos, encadeamento lógico e formato das aulas, além de debates da infraestrutura no Brasil cenários, desafios e a importância da boa governança para garantir resultados. Além disso, ocorreu o lançamento do livro “Governança, riscos e performance sob enfoque da infraestrutura de transportes”, dos autores Márcio Medeiros e Marcello da Costa.

Estiveram presente no auditório da CNT, autoridades, como: o embaixador da Rede Governança Brasil (RGB) e Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; o presidente da CNT, Vander Costa; o Secretário-Executivo do Ministério da Insfraestrutura, Bruno Eustáquio de Carvalho; o Diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e a Diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa.

Para o professor Marcio Medeiros, o programa tem como propósito gerar debates e insights da governança numa verdadeira bússola da gestão. “Pretendemos falar sobre ferramentas, métodos, mas essencialmente gerar esse compartilhamento de conhecimento que a própria turma, os talentos que se inscreveram nesse curso vão poder compartilhar um com o outro”, disse.

E acrescentou que o curso é customizado para a realidade com ênfase na infraestrutura e transporte. “Ele traz todo esse cabedal da governança corporativa, compliance e gestão de riscos. Só que customizado para infraestrutura do transporte. Traz aspectos de quem vive isso. Tanto os professores que vão ministrar as aulas presenciais, quanto os que vão palestrar nos workshops tem conhecimento da vida prática da infraestrutura”. 

Segundo José Luis Vidal, coordenador do Programa, o curso busca aproximar a classe de profissionais a realidade atual exigida pelo mercado e sociedade de governança no que diz respeito aos aspectos Ambientais, Sociais e de Compliance. “Vai trazer novas ferramentas que possibilitem para eles tirarem proveito, ao invés de tomarem prejuízo. Queremos contribuir com eles para acelerar o processo de crescimento da empresa deles e garantir uma perenidade dos negócios”, justificou.

O coordenador disse ainda que o grande desafio do setor é aproximar as questões empresarias das sociais, propiciando uma relação equilibrada e harmônica, a qual evitará situações com a última greve dos caminhoneiros que praticamente parou o País e isto acontecerá quando as pessoas forem o centro do processo das empresas. “Nós entendemos que exista a remuneração do capital com os acionistas, mas esse momento que é uma transferência de capitalismo de shareholders para capitalismo de  stakeholders é muito importante que o entorno das empresas estejam satisfeitos e adequados para a nova realidade, e isso que vai trazer como é conhecido de licença social”, observou.

Já Daniel Catelli, um dos professores do curso, destacou que a parceria entre o IGCP, Rede Governança Brasil (RGB) e CNT é fundamental para esse trabalho. “Só vamos conseguir transformar o setor de transporte da sociedade se implantar efetivamente a governança pública. Aplicando as ferramentas de liderança, estratégia e controle de forma específica. Essa iniciativa vai ser fundamental por estar capacitando os grandes líderes da CNT que trabalham ao redor do Brasil, para que eles possam ter cada vez mais conhecimento consistente na matéria de governança pública”, finalizou.

Além de Catelli, os professores André Kuhn e Dacy Ribeiro também marcaram presença no lançamento do curso.

Livro

Marcio Medeiros, um dos autores da obra “Governança, riscos e performance sob enfoque da infraestrutura de transportes”, comentou o que livro traz de novo para o setor. “Todo mundo que trabalha com infraestrutura e transporte precisa ter para ler e aprender várias questões de conteúdo, trazendo algumas inquietações, essencialmente de quem vive a prática”, observou. 

Workshop

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, apresentou o workshop “Os avanços da governança no Brasil e o papel do TCU”, mostrando o processo de implantação da tese, indicadores e medidas relevantes para o tema.

Apesar da governança ainda está em processo de conhecimento por boa parte da sociedade, ela vem sendo implantada em órgãos do governo e organizações privadas. “Talvez a sociedade ainda não tenha uma compreensão, mas na alta direção das instituições…. de criar indicadores e monitorar e avaliar… tudo isso começa ter um processo de conscientização de quem decide fortalecer as instituições.  Isso eu já estou vendo em todo o Brasil. Estou andando nas universidades em alguns estados do Brasil. É necessário que continue nessa caminhada”, analisou Nardes.

Ele também destacou o processo na CNT. “O trabalho que o Vander está desenvolvendo junto à CNT, de aprimorar os mecanismos de governança, é muito significativo. Porque o presidente dando o tom, direcionamento, os demais entendem e compreendem de que existe uma nova visão dentro das instituições. A CNT exercendo esse papel passa a ter uma confiança por parte dos dirigentes, seja nos estados, de toda essa estrutura de fazer política de governança, e começa impulsionar os estados e municípios, ocorrendo uma transversalidade”, acrescentou.

O presidente da CNT, Vander Costa, falou da importância da temática a ser trabalhada nos módulos. “A governança estruturada é a base de tudo. Sem ela, nenhuma organização consegue produzir riqueza de forma sustentável. Estamos falando sobre a cultura e as práticas que vão garantir a longevidade de um empreendimento. Reforço, ainda, a necessidade de se observar a agenda ESG. Cada vez mais, as boas práticas ambientais, sociais e de governança serão usadas como critério para obter recursos, fechar contratos e participar de licitações”, disse.

Membros do IGCP

Além das autoridades, a equipe da equipe do IGCP também participou do evento: Celina Franco, Cristiane Nardes, Henrique Farinon, Ana Massa, Dinaura Tedesco, Sérgio Reis e Derlinea Miranda.

O lançamento  aconteceu de forma híbrida e os alunos puderam acessar o conteúdo pelo canal do YouTube da CNT.

Programa

O curso de “Governança, Compliance, Gestão de Riscos com ênfase na Infraestrutura e no Transporte” tem como objetivo capacitar os profissionais (líderes e gestores de empresas associadas à CNT) para atuação integrada em boas práticas de governança, compliance e gestão de riscos (GRC). O programa é divido por módulos, de natureza livre, híbrido, com turmas fechadas e previsão de 160 horas.

Para saber mais, acesse: https://igcp.org.br/igcp-e-cnt-oferecem-curso-focado-no-setor-de-infraestrutura-e-transporte/

André Kuhn – Marcello da Costa – Ministro Augusto Nardes – Vander Costa – Marcio Medeiros

Assessoria de imprensa do IGCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *