A transmissão da entrevista com a diretora de Governança do IGCP, Cristiane Nardes, será na próxima quinta-feira (30/03), às 21h, no Canal Empreender

A diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Cristiane Nardes, participou, nesta semana, da gravação do programa A Entrevista, do Canal Empreender, com o apresentador Rodrigo Orengo. O assunto abordado entre eles foi o Programa Nacional de Governança Pública, o PRONAGOV, que será lançado nesta sexta-feira (24). Na ocasião, ela pôde dar mais detalhes deste projeto audacioso que pretende capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns – de forma gratuita – para se tornarem Agentes de Governança.

Para que você entenda melhor: O PRONAGOV envolverá algumas iniciativas. A primeira delas é o Programa de Governança Municipal, que nada mais é do que um curso EAD, de graça, direcionado para gestores públicos, de 46 horas. A pessoa poderá assistir as aulas pelo celular, pelo tablet, pelo computador, onde e na hora que ela quiser. Ao final do curso, ela recebe um certificado e ficará apta para ir para a próxima etapa, que são as mentorias em grupo. Nesta fase, será ensinado, na prática, como executar a implantação da política de governança.

Outro ponto importante: os nossos governantes precisam implementar uma política pública que consiga trazer liderança, estratégia e controle, para que, desta forma, tenham uma gestão mais eficiente e possam trazer melhorias para a população. Mas é necessário levar estes conceitos de Governança Pública não só para os governantes, e sim para a sociedade civil também. Então, o PRONAGOV oferecerá um curso de 5 horas, para que estes cidadãos comuns saibam cobrar políticas públicas dos políticos.

De acordo com Cristiane Nardes, esta é uma grande missão que o IGCP terá pela frente, afinal, a ideia é que os resultados deste programa atinjam cerca de 80% dos municípios em cinco anos e chegar em todos eles não será uma tarefa fácil. Mas ela enfatizou que conta com excelentes profissionais, que acredita muito neste programa, que ele trará diversos benefícios para toda a sociedade, incluindo menos corrupção, mais transparência, mais confiança, mais segurança jurídica, e, no final, todo o Brasil sairá ganhando. Ela também ressaltou o desafio e a responsabilidade que é ser um prefeito nos dias atuais.

“O prefeito tem que ter o poder da cadeira e da caneta, pois ele será cobrado depois por isso. E esse é um desafio muito grande. Ele tem que assumir as responsabilidades de tudo o que ele assina. Ele precisa gerir riscos. Ele precisa ter o poder da liderança para controlar, avaliar, direcionar e monitorar as políticas públicas. Só assim ele terá uma entrega efetiva para a sociedade. Por isto a importância do PRONAGOV para todo o país, pois nós vamos prepará-los e apoiá-los”, disse.

Na entrevista, Cristiane Nardes citou também o lançamento do Índice de Governança Municipal (IGovM), que é uma parceria da Rede Governança Brasil (RGB) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) e explicou que é este índice que irá identificar como estão os mecanismos de liderança, estratégia e controle dentro das prefeituras. Ela contou que este indicador vai gerar um ranking e, através dele, será dado o próximo passo, que é o Prêmio PRONAGOV.

A transmissão da entrevista será na próxima quinta-feira, dia 30 de março, às 21h. Para conferir, acesse: https://youtube.com/@canal.empreender .

Assessoria de Comunicação do IGCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *